Amélia Toledo
Aço inox jateado com granalha de ferro 212 x 130 x 113 cm
Convergência de Horizontes, 1996
A obra “Convergência de Horizontes”, da artista paulista Amélia Toledo, nos coloca diante de grandes placas metálicas idênticas, posicionadas lado a lado e que possuem a parte inferior oxidada e a superior, polida. A diferença entre os dois estados, nas placas, sugere alguma reflexão?
A passagem do tempo é marcada por meio da materialidade da obra, neste caso, a oxidação. Esse processo ocorre gradativamente através do tempo: ao apresentar as placas oxidadas, Amélia Toledo nos convida a questionar sobre material e tempo.
O que as palavras “material” e “tempo” têm de relevante para a obra à sua frente?
O horizonte pode significar um propósito, uma perspectiva. Posicione-se em frente à obra – o que você vê? O que o reflexo no metal mostra? O que você enxerga no horizonte de Amélia Toledo?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.